RSS Feed

SALMOS – CV – DEUS DE PROMESSAS E MARAVILHAS

Comentarios desactivados en SALMOS – CV – DEUS DE PROMESSAS E MARAVILHAS

noviembre 29, 2022 by Bortolato

Salmo 105

Você conhece a Deus, mas conhece mesmo? Sabe bem como Ele é?

Se é assim, por certo que pode contar ao mundo aquilo que Ele fez e faz para cada um dos Seus.

Os queixosos dirão que não sabem ou não têm o que dizer a respeito dEle, alegando não terem recebido uma sinalização ou contato satisfatório, que os pudesse convencer que é verdade tudo quanto dEle falam. Talvez ainda não possam, mas vamos buscar e achar o que Ele tem feito para um povo a quem Se revelara.

História é reveladora, e pode bem nos ajudar neste sentido.

A História de Israel é rica, sob este aspecto.

Imagine-se fazendo parte dessa nação, que foi testemunha dos múltiplos feitos divinos nesta Terra. Não analise, porém, os relatos friamente, como um estudioso cético, sob desculpa de estar sendo racional. Deus não se restringe e não se deixa estreitar pela a linguagem racional humana, porque Ele transcende todos os lindes daquilo que podemos conhecer.

Perceba que tudo quanto Deus fez para beneficiar a Israel, foi feito com o firme propósito de sensibilizar e de conquistar o coração do povo ao qual Ele amou, e insistentemente cercou de especiais cuidados e de muita paciência.

Um detalhe muito relevante nessa História, o qual teremos que considerar, é que infelizmente o mal permeia sobre esta Terra, de modo alheio à vontade de Deus. O problema é que este é o lugar onde moramos, vivemos e interagimos com pessoas e com o meio ambiente.

Teremos, portanto, que conviver perto do mal, mas com a direção de Deus, poderemos ficar livres de suas garras.

O meio ambiente muitas vezes se nos mostra hostil, com longas estiagens, tempestades e acidentes geográficos que trazem dificuldades às vidas das pessoas, às quais atinge.

As pessoas, por sua vez, nem sempre são as melhores que poderíamos conhecer; aliás sempre é bom ter cuidado para não sermos levados a imitá-las em seus maus costumes e atitudes.

Se estivermos procurando por pessoas perfeitas, grande será a nossa decepção. Precisamos, portanto, de bastante equilíbrio e sensatez para distinguir o que é bom e o que é mau. Uma vez que o mal está ativo neste mundo, há pessoas que se deixaram levar por esses caminhos, o que as fez tornarem-se maus.

Há, porém e a propósito, a grande possibilidade que temos de conhecer a melhor Pessoa que existe neste mundo e a melhor de todo o Universo. É Ele. O Senhor. É Deus, merecidamente o único Deus verdadeiro.

Procuramos conhecê-lo, mas ao fazê-lo, lembre-se de que os padrões de perfeição que Ele tem, os quais sutil ou drasticamente irão impelir-nos a mudanças dentro de nosso ser, se assim o permitirmos. Mudaremos nossas ideias, mudaremos o nosso mundo; o nosso convívio com Ele certamente trará algumas leves mudanças e outras mais drásticas, mas não tenha medo, pois estas sempre nos conduzirão para algo melhor do que aquilo que teríamos à frente, se não permitíssemos que Ele passasse a participar de todos os nossos momentos que julgamos importantes em nossa caminhada.

No Salmo 105 o autor nos convida a buscarmos o Senhor Yaweh.

Buscai o Senhor e o Seu poder; buscai perpetuamente a Sua presença.” (verso 4)

Se queremos de fato conhecê-Lo, temos que ter disposição para sermos transformados.

Está preparado para uma metamorfose? Isto vai ser fantástico!

Um dos expedientes que é facilitador para esta tarefa que acaba por ser sedutora e apaixonante é tomando conhecimento das obras que Ele fez, as quais estão narradas nas Escrituras Sagradas. Isto equivaleria a analisarmos o curriculum vitae de um rico e poderoso Ser que Se candidata a alcançar a única vaga dentro de nossos corações: a vaga para um Deus que irá orientar e reger nossos atos e todo o curso das nossas vidas.

Há de ser para uma relação de confiança e amor mútuo até semelhante, sob certos aspectos, a um casamento que precisará de constantes e atentos cuidados, os quais exigirão correções de nosso comportamento aqui e ali, além e acolá. Não se preocupe, isto tem que ser assim, para todo ser humano.

O salmista pois se reporta a momentos em que Deus buscou um homem, um indivíduo apenas para começar a cultivar um padrão e uma estrutura de comportamento a serem adotados por suas descendências – e assim Ele iniciou Abraão em este curso de convívio e cumplicidade com o Senhor dos Senhores.

Neste processo de aproximações sucessivas, em dado momento Deus fez promessas a Abraão, a Isaque, e depois a Jacó. Este último teve doze filhos, os quais compuseram uma descendência populosa que pôde receber o cumprimento de uma dessas promessas, quando esta chegou a entrar e possuir a terra de Canaã.

Isto não foi sem lutas. Como temos apontado a princípio, o mal permeia nesta Terra, e com isto há intempéries e tortuosidades pelos caminhos que todos teremos que enfrentar. Dizem que Deus escreve direito por linhas tortas – ao que acrescentamos que não é Ele quem entortou e nem entorta essas linhas – e há quem se especializou em entortá-las – mas só Ele sabe como transformar em bênçãos as piores situações que surgem nas curvas da nossa estrada.

Um dos filhos de Jacó, José, teve que ser vendido como escravo por causa da intolerância de seus irmãos, e assim teve que sofrer uma queda abrupta no seu status social. Ele que era tão querido, e o preferido filho de Jacó, parte de uma família escolhida por Deus para ser ricamente abençoada; ele que estava levando uma vida feliz e promissora, tendo já recebido revelações de bênçãos de Deus para o seu futuro, de repente tudo mudou, e ele passou a ser tratado como um simples escravo.

Observe-se bem o que lhe aconteceu. De escravo, desceu mais ainda na escala de valores da vida, pois passou a ser apenas um prisioneiro no Egito, pagando por um delito que não havia cometido.

Depois de mais de dois anos preso, o jovem justo e moralmente irrepreensível, vivendo dentro de um mundo corrupto e mau, é que então, por ter sido agraciado com um raro dom de Deus, um dia ele foi chamado para estar diante do Faraó para decifrar um sonho deste, que o ouviu, convenceu-se e o fez seu primeiro ministro.

Veja-se como o caminho para as verdadeiras honras é não raro muito penoso.

Se o leitor está vivendo dias de honras, não pense que este lhe será sem custos, e que nada vai mudar. Isto não é uma profecia, no sentido carismático do Novo Testamento, mas sim, aquilo que se pode esperar de um mundo que jaz no maligno.

Quando chegarem os dias de provações e tribulações, considere-os como males necessários para aperfeiçoamento da alma. É nesses momentos que a alma reflete melhor, não permitindo que o orgulho ou a vaidade degenere o seu coração, e assim o homem tem sua têmpera lapidada, com a finalidade de torná-lo melhor e mais próximo de atender à expectativa celeste, junto ao trabalho que Deus lhe preparou para ser feito.

A necessidade é a mãe da maturidade espiritual, que nos amolda para sermos mais aptos para o Reino de Deus.

A fé que Yaweh lançou na família de Abraão então foi passada e repassada de geração após geração, de modo que todos os filhos descendentes de Jacó tiveram que sofrer uma dura escravidão, a fim de poderem conhecer melhor quem é o Deus de Abraão.

Foi muito truculenta aquela escravidão, a qual trouxe muita dor aos israelitas, mas foi por esse meio que eles conheceram que o Deus de seus pais tinha grande compaixão e amor por suas almas, e enviou Moisés para despejar dez pragas avassaladoras sobre uma nação que não tinha senso de compaixão pelos que sofrem, e nenhum conhecimento da existência do verdadeiro Deus.

Foi um processo difícil para ambos os lados, mas Israel saiu livre do Egito, para depois de uma longa experiência de vida no deserto, tornar-se no povo que veio a possuir a terra de Canaã.

Diante de tudo isso, ficou patente e intuitivo que Deus está disposto a ganhar o nosso amor, e a nossa admiração, de modo tal a cercar-nos de venturas e criar o clima de condições de afeto e gratidão dentro de nossos corações, a fim de estes poderem abrir-se para que Ele nos visite, e torne-Se o nosso Salvador.

Dentro da cultura que adotou a Yaweh como único Deus, o Senhor do Céu e da Terra, no meio dos descentes de Abraão, Ele um dia enviou o Seu próprio Filho para vir a este mundo e revelar a Sua vontade mais a fundo, e salvar-nos dos nossos pecados.

Jesus pois veio trazendo luz às nossas trevas, alegria que desfaz tristezas, amor onde existe ódio, esperança onde há desespero, saúde onde imperam doenças, e vida onde a morte tem chegado.

Podemos dizer que quem crê em Jesus não precisa permanecer nas sombras, pois sempre terá nEle a luz, assim como a luz do sol vence as nuvens e clareia os nossos dias.

Pois Deus prometeu dar-nos um Salvador, e de fato já nos deu. Este se chama Jesus, o Cristo.

Com Jesus, temos a promessa de sermos salvos da condenação provocada pelos nossos pecados, sermos surpreendidos e alcançados pela graça de Deus, assim como uma grande onda do mar que nos atinge, nos toma, nos vira de baixo a cima, nos lava, nos leva para onde Ele quer, e nos faz amplamente abençoados, e aptos a sermos promovidos à glória eterna, no Reino do Céu.

Estas bênçãos são muito maravilhosas, quem não as deseja?

Isto porém tem um custo.

Se nos são acrescidas para nossa grande ventura, elas nos dão um plus magnífico às nossas vidas – o que implica que a nossa vida de pecados, de vícios, de misérias, de tristezas, de dores, e de angústias tem que ser deixada para trás, como sepultada no nosso passado, nas profundezas do mar, onde é proibido pescar.

Mas para que pescar aquilo que não é bom?

Eis que Jesus nos traz vida nova, alvissareira, cheia de esperanças, e… eterna!

Para tanto, temos que procurá-Lo, porque nEle reside toda sorte de bênçãos vindas do Céu. Sem Ele, nada disso poderemos esperar, de modo que Ele é tudo para nós.

Vamos dar um start em busca dessa maravilhosa vida que se esconde em Cristo?

Oremos a Ele. Peçamos que Ele venha ao nosso encontro, com toda a Sua glória e graça.

Ele sempre está presente nos dias mais escuros de nossas vidas. Onde estiver havendo uma profunda necessidade, é ali que se acha o terreno mais fértil para brotar a nossa nova vida.

Ele é fiel. Ele não falha. Ele não nega nenhum bem àqueles que verdeiramente O buscam em espírito, e de todo o ser.

Que os nossos corações estejam bem abertos para que Jesus possa entrar com toda liberdade, e fazer ali Sua morada, para sempre. Quem faz isto, jamais se arrepende.

Sejamos benditos do Senhor, desde agora e eternamente – com Jesus.


Comentarios desactivados en SALMOS – CV – DEUS DE PROMESSAS E MARAVILHAS

Sorry, comments are closed.

Asesorado por:
Asesoramiento Web

Comentarios recientes

    Archivos