RSS Feed

SALMOS – CXIX – (Guimel) – DESEJO DA ALMA

Comentarios desactivados en SALMOS – CXIX – (Guimel) – DESEJO DA ALMA

mayo 19, 2023 by Bortolato

Salmo 119:17 a 24

Responda rápido: – qual é o seu maior desejo neste momento?

Generalizando e esboçado, ser feliz é o que todos querem.

O que é que faz uma pessoa feliz?

Um jovem pensa que será feliz quando puder namorar com aquela jovem linda que encantou os seus sonhos.

Quando não pensam mais em ter filhos, um casal pensa que será feliz se puder adquirir aquela residência, uma casa ampla, arejada, cheia de luz, com uma ampla varanda, com uma churrasqueira, com piscina para adultos e crianças no quintal, com pouca distância de um lago, onde poderia haver um prático ancoradouro, onde houvesse uma linda plataforma de embarque e desembarque particular, que desse de frente a uma inspiradora paisagem natural, e ainda um bom esquema de segurança a protegê-la.

Crianças sonham com brinquedos, quem sabe uma bicicleta, para fazerem aquelas excursões onde se realizarão aquelas pedaladas tão sonhadas.

Alguns homens pensam muito em ter bastante dinheiro, uma conta bancária bem recheada, ter carros do último tipo, e, se necessário, que estes sejam blindados, porque poderiam chamar a atenção de “amigos do alheio”.

Cada um de nós tem um projeto que deseja reaiizar. Talvez viajar, para fazer excursões, ou um curso no exterior, obter um diploma que lhe desse um status cobiçado, ter uma atividade gratificante, que lhe propiciasse a poder cercar de cuidados mil a sua família ou àqueles que lhe seria caros. Enfim, ser bem sucedido naquilo em que empreendermos, e assim por diante.

Se você tivesse um sonho no qual Deus o visitasse e lhe propusesse pedir o que quisesse, para que Ele lhe dê, tal como foi com o rei Salomão (situação descrita em II Crônicas 1:7), o que você Lhe pediria?

Vc poderia pedir qualquer coisa, mas uma oportunidade como essa não deveria nunca ser desperdiçada com futilidades, ou coisas fugazes ou de pouco valor. Seria de bom alvitre parar para pensar o que lhe seria melhor, algo que seria de boa fama, justo, bom para todos os seus, porque uma felicidade que não se estende horizontalmente, para o próximo, e nem tampouco para Aquele que lhe propõe satisfazer o seu desejo, no final não lhe será de bom proveito. Lembrar que poderemos possuir a maior riqueza deste mundo, mas se não tivermos saúde no nosso corpo, nem poderemos usufruir da mesma.

Uma boa recomendação é não olhar só para o seu umbigo.

Voltando à proposta divina, o que você Lhe pediria? Alguma coisa unicamente para a sua satisfação? Isto não seria uma real felicidade.

Já ouviu falar que dinheiro não traz felicidade? E além do dinheiro, semelhantemente, muitas outras coisas mais.

Salomão pediu a Deus algo que não era diretamente para si mesmo. Ele pediu algo que traria benefícios ao povo que foi adotado por Deus. Noutros termos, ele quis que, antes de tudo, Deus ficasse satisfeito, juntamente com o Seu povo.

Salomão pediu… sabe o quê? Ele pediu possuir uma inteligência prática e perspicaz, capaz de saber discernir aquilo que seria justo e bom, separá-lo do injusto e mau, a fim de que ele pudesse bem haver-se no governar o povo que ao Senhor pertence.

Salomão queria que o seu governo trouxesse somente bênçãos para o povo de Deus, na posição de mandatário do Governo de Yaweh, a qual lhe havia sido confiada.

Ele não pediu riquezas, nem a cabeça dos seus inimigos – e olhe que seu pai Davi teve que dançar ao som das músicas de guerra por muito e muito tempo, cercado que estava de tantos inimigos…

Assim, Salomão não quis ser um rei de um Estado muito rico, e nem tampouco saciar uma eventual sede de vingança ou de sangue. Não era isto o que ele pretendia, mas sim, ser um digno representante do Governo Celestial nesta Terra.

Foi o que Salomão pediu: sabedoria! Acima de tudo, sabedoria.

Vc viu qual foi a resposta de Yaweh a ele, para com aquele bom ideal que nele foi encontrado? Leia o texto bíblico abaixo:

Porquanto este foi o desejo de teu coração e não pediste riquezas, bens ou honras, nem a morte dos que te aborrecem, nem tampouco pediste longevidade, mas sabedoria e conhecimento para poderes julgar a Meu povo, sobre o qual te constituí rei, sabedoria e conhecimento são dados a ti, e te darei riquezas, bens e honras, quais não teve nenhum rei antes de ti, e depois de ti não haverá outro igual.” (II Crônicas 1:11-12)

Agora leia o trecho que está no Salmo 119:17 a 24.

O Salmista captou o mesmo espírito de Salomão no pedir, e pediu… poder viver para observar a Palavra de Deus, ter seus olhos desvendados para contemplar as verdades maravilhosas da Lei do Senhor… pois de que fonte é que Salomão poderia beber sabedoria, de forma a dessedentar sua alma da maneira mais sublime e inteligente, senão das palavras que ele bebia da Torah, e dos Escritos Sagrados de que dispunha até então? Ele tinha as Escrituras que lhe revelaram o caráter moral e espiritual de Deus, pois o seu povo era o povo que Deus Yaweh havia escolhido para ser portador dos oráculos mais sagrados do mundo de então – e esta era a fonte principal onde ele adquiriu sabedoria exemplar – e como ele dali bebeu!

A alma do salmista estava ávida de um intenso desejo de conhecer e continuar conhecendo a boa vontade de Deus.

Como foi o caminho do salmista, em chegando a este ponto?

A vida de qualquer é limitada a alguns poucos anos. Na visão do Salmo 90, quem ultrapassa os setenta já está tendo um bom tempo de vida (Salmo 90:10), tempo esta que, para muitos, é pouco, pois querem sempre mais.

Nesses poucos anos da vida do salmista, ele pôde perceber que aqueles que se desviam dos mandamentos do Senhor são repreendidos, e considerados como malditos.

O homem escritor se viu em situação delicada quando notou que autoridades se reuniram para traçar planos contra ele, que era um servo de Deus (ver Sl.119:23), mas isto não o afastou dos momentos de leitura, meditação e busca persistente de compreensão dos benfazejos conselhos que Deus nos traz através da Sua Palavra.

Logo, ele recebia os ensinamentos da Palavra de Deus, digeria-os como se estivesse ingerindo um delicioso pudim, que descia pelo seu peito a dentro, proporcionando a sensação de leveza e satisfação. Isto lhe era a porção necessária e suficiente para sentir-se seguro, que lhe propiciava saber contornar situações difíceis ou embaraçosas. Sentir a presença de Deus nessas horas não dá espaço para angustiar-se, desesperar-se, porque é sentir estar ao lado do Todo-Poderoso, Criador do Universo, e da raça humana.

Continuando a ler esse trecho do Salmo 119, percebamos os nuances e os detalhes do espírito do que a Palavra de Deus nos diz.

O salmista sentia que sua alma se consumia pelo desejo intenso de obter aquela maravilhosa comunhão com Deus, que não só lhe dava alegria e prazer, como também o fazia um homem sábio.

Esta condição não parece se muito fácil de ser conquistada, porque neste mundo existem muitas vozes, mas que são apenas vozes humanas, que mal conhecem algo a respeito das coisas de Deus. Geralmente estão tateando e namoricando com a verdade, mas o máximo que conseguem é alcançar as coisas materiais – o que infelizmente não chega aos pés do nível espiritual, e o mundo espiritual é, na verdade, muito mais importante do que este mundo material.

Manter a visão voltada somente às coisas visíveis deste mundo é nutrir uma posição prejudicada, que ignora uma boa parte da real existência que é muito proveitosa para nos guiar e proteger.

Precisamos olhar para a frente, ao futuro, e para o Alto, para podermos desfrutar de uma vida mais abundante, bem vivida, que vale a pena, cheia dos propósitos e da bênçãos divinas.

Desejamos ardentemente conhecer a vontade de Deus e pelejar por fazê-la cumprida em nossos dias.

Leiamos, meditemos, dediquemos tempo e esforços para entendermos como será bom fazermos aquilo que é bom aos olhos de Deus.

A Bíblia é um compêndio de livros que nos revelam a Palavra de Deus a nós, mortais.

Mortais – esta palavra embute um significado indesejável às nossas almas. Não gostamos sequer de pensar que um dia a morte nos espera, e até evitamos nos fixar nesse tema por muito tempo.

Sim, porque gostamos de vida, de desfrutar do nosso tempo de vida, que gostaríamos que fosse eterno.

Realmente, quando Deus nos fez a nós, humanos, não nos programou para termos a vida podada, jamais, e nossas almas, desde a Criação do homem, anelam por viver mais tempo e ser mais intensamente felizes.

Deus falhou nessa programação? Na verdade, não. O que acontece conosco é que houve a invasão de um vírus no software de que nós fomos dotados no princípio. Uma corrupção denominada de pecado ocasionou um desvio de função, e toda a raça humana herdou esse vírus malfazejo. Inclusive eu e você, e é por isso que se vê tanto desencontros, erros, maldades, e males neste mundo – porque somos parte desse povo que sofre as consequências maléficas do pecado.

Mas espere, ainda há um meio de isto ser consertado. Nem tudo está perdido.

Jesus, o Filho de Deus foi enviado a este mundo pelo Pai Celeste, a fim de buscar e salvar aquilo que se havia perdido, inclusive eu e você.

Quem nEle crer, e confiar a sua alma, de todo coração, tem pois uma vacina disponível para escapar da morte eterna.

Vc quer ser imortal? Então precisa ser semelhante a Jesus, o Filho de Deus, o Qual nos dá poder para sermos mudados, abençoados, e fugirmos dessa maldição que arrasta multidões para o fundo do abismo fatal.

Vc quer? Há um caminho, uma rota de escape.

Disse Jesus: – “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai senão por Mim.” (Evangelho de João 14:6)

Jesus nos convida gentilmente, e nos aguarda para nos achegarmos a Ele, a fim de que possamos ser as criaturas mais felizes que existem sobre a face desta Terra.

Como nos achegarmos a Ele?

Inicialmente, com orações. Orações são a primeira porta na qual precisamos bater, para iniciarmos a nossa caminhada com o Mestre, estrada que culmina com a nossa chegada no Reino do Céu.

O Céu é real, e está sendo preparado para cada um de nós, que nos dispusermos a segui-Lo.

Vamos a Ele.

Ele nos espera, como um pai espera por seu filho que fugiu de casa. Com os braços abertos. Vamos lá.

Vc não será decepcionado por Jesus, e através dEle, conhecerá o Pai e conversará com Ele face a face, em um alvissareiro dia.

A glória jamais conhecida nesta Terra está à nossa espera. Venha!


Comentarios desactivados en SALMOS – CXIX – (Guimel) – DESEJO DA ALMA

Sorry, comments are closed.

Asesorado por:
Asesoramiento Web

Comentarios recientes

    Archivos