RSS Feed

SALMOS – CXIX – (SAMECH) – OLHE PARA O ESPELHO

Comentarios desactivados en SALMOS – CXIX – (SAMECH) – OLHE PARA O ESPELHO

agosto 2, 2023 by Bortolato

Salmo 119: de 113 a 120

Veja-se a si mesmo, analise bem e faça esta pergunta: – “Este realmente sou eu?”

Quem sou eu, afinal? Esta aparência condiz com a minha essência?”

Sou totalmente transparente, ou não?”

Vamos nos aprofundar um pouco mais sobre este enfoque. Prossigamos nas questões julgadas como pertinentes.

Será que me conheço o suficiente para poder afirmar quem de fato sou?”

Se me escondo de mim mesmo certas facetas de meu ser, logo me surpreenderei fazendo coisas que não estavam programadas por mim mesmo – e isto pode ser muito inconveniente. Significa que não sou uma pessoa em quem se possa confiar totalmente, e isto precisa ser mudado.

Certa vez Jesus foi apresentado a um possível candidato ao Seu discipulado, chamado Natanael, um homem de quem Ele disse que não havia engano. Isto é ser confiável. É ser aquilo que a pessoa diz ser, aparenta ser, apresenta-se com clareza, sem dissimular em parte ou totalmente aquilo que de fato é, ou simular algo que não se é.

A identificação de Natanael por Jesus é uma nota de elogio ao seu caráter. Isto é bom para quem desta forma se apresenta. É um verdadeiro cartão de visitas que não traz engano.

No Salmo 119 o salmista que o escreveu, desde o verso 113 começa a descrever a inconveniência de ter de conviver-se com pessoas de dupla personalidade, ou pessoas que não demonstram aquilo que realmente são.

Será que seus amigos são todos confiáveis? Gostaríamos de responder que sim, mas a realidade…

Há momentos em que certas circunstâncias pressionarão as pessoas de tal forma, que não se sabe como estas irão reagir. De que lado ficarão? Não passarão a ser nossos inimigos quando deixarem aflorar seus interesses por valores outros, alheios a uma amizade sincera?

No Salmo 119, verso 113, o salmista diz:

Aborreço a duplicidade, porém amo a Tua Lei.”

No verso 115 ele diz para que malfeitores se apartem dele. Ele está se pronunciando, revelando qual é o seu posicionamento, e qual é a sua ética.

Isto pode não agradar a alguns, mas é necessário, pois não podemos viver em todo o tempo sem mostrarmos quem realmente somos, e os que não se agradarem de nós poderão reagir de três formas: (1)ou se afastarão, (2)ou nos mentirão, não sendo sinceros conosco, (3)ou simpatizarão com a nossa causa, e neste caso teremos ganhado amigos.

No fundo, antes de tudo desejamos formar um rol de amigos sinceros, isto é agradável ao coração, mas por outro lado é preferível que se afastem, em vez de nos enganar.

O salmista é um amigo inseparável de Deus, e isto define bem aquilo que ele sempre pretende demostrar.

Por outro lado, os ímpios da Terra não têm parte amistosa com Deus.

Desprezas os que se desviam dos Teus decretos, porque a falsidade é a astúcia deles”.

Rejeitas, como escórias, todos os ímpios da Terra”. (versos 118 e 119)

Logo, os ímpios têm muito que temer diante do Todo Poderoso, Senhor do Céu e da Terra.

Na verdade, temer a Deus é um pré-requisito para sermos aceitos por Ele – mas quem O teme (temer no bom sentido) posiciona-se sem medo diante dEle, que quer que sinceramente O amemos e O adoremos, não por força, nem por pressão ou assédio de qualquer espécie.

O salmista alega não suportar as pessoas falsas – falsas não somente para ele, mas muito mais as falsas para com Deus.

Pessoas que externamente não expõem aquilo que são por dentro de si, realmente não são “persona grata”, portanto não devem receber a nossa confiança.

O que mais indigna o salmista, porém, é aquela atitude hipócrita das pessoas que procuram mostrar uma aparência diferente daquela que de fato deveriam apresentar DIANTE DE DEUS, fazendo assim com a finalidade de obterem alguma vantagem pessoal. Pois isto seria o sinônimo de serem pretensos aplicadores do golpe de estelionato… contra o Deus Onisciente, como se pudessem de fato enganá-Lo. Isto seria equivalente a subestimar a capacidade de Deus perscrutar o seu interior, e saber de todos os seus defeitos, falhas e pecados.

Tais pessoas estariam, no fundo, desconfiando de Deus. Não querendo ser confrontadas com a verdade, e serem repreendidas, procuram esconder até de si mesmas aquilo que sabem ser inaceitável diante do Senhor e do Seu povo.

Estas são infelizes porque, se de fato abrissem os seus corações, saberiam que Deus as ama, muito embora deteste os pecados das mesmas, e na Sua longanimidade logo as ajudaria a saírem da caverna onde estariam procurando esconder-se.

O salmista propõe uma solução mais adequada para si mesmo, o que tacitamente seria extensiva a quem teria dificuldades em ter o coração aberto como um livro na presença de Deus.

Este salmista treme diante de Deus, e um profundo temor simplesmente bloqueia a si mesmo quanto àquilo que o Senhor abomina; e se esta atitude é de fazer incisão em sua alma, cortar e dilacerar qualquer sentimento de apego a coisas indignas; por outro lado ele encontra um meio de preencher o vazio que resta desta cirurgia espiritual: os ensinos da Palavra de Deus.

Então vamos à prática de nos provermos de conteúdos realmente sadios, puros, abençoados e confortantes ao nosso espírito. Façamos como o salmista que… “antes, na Sua Lei tem prazer e medita em Sua Palavra de dia e de noite.” (Salmo 1:2)

Quem conhece a Palavra de Deus está mais próximo de cumprir a Sua vontade.

Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor… “ (Oséias 6:3).

Eis aí o caminho a seguir. Procure por Deus, mas não da forma que muitas religiões propõem. Não o faça através de santos intermediários, exceto através de Jesus, o Cristo, pois não há nenhum outro aceito pelo Pai do Céu. Busque-O de inteiro coração. Procure saber o que Ele diz na Sua Palavra escrita, a Bíblia Sagrada. Prepare o seu espírito para que Ele, em algum momento, possa lhe encontrar e apresentar-Se como o Único e Verdadeiro Deus, poderoso para intervir em seu favor.

Sabia que Jesus é o nosso único advogado de defesa que temos para nos representar diante do Pai? Aceite-O, e peça-lhe para você também ser aceito. As Suas misericórdias são muitas, e tem capacidade para aceitar a você também, seja qual for o seu estado ou tipo dos seus problemas.

Você será surpreendido. Experimente-O


Comentarios desactivados en SALMOS – CXIX – (SAMECH) – OLHE PARA O ESPELHO

Sorry, comments are closed.

Asesorado por:
Asesoramiento Web

Comentarios recientes

    Archivos