RSS Feed

SALMOS – CVIII – O SOCORRO DE DEUS

Comentarios desactivados en SALMOS – CVIII – O SOCORRO DE DEUS

enero 19, 2023 by Bortolato

Salmo 108

Existe uma expressão popular que demonstra a infelicidade dos que a usam, pois denota a sua falta de fé em Deus. Diz-se de alguém que ficou à deriva, sem o amparo e nem a misericórdia de ninguém. Ficou à mercê de sua própria sorte, ou azar! Ficou, como dizem, “ao Deus dará”, como se Deus estivesse totalmente desinteressado acerca do seu caso.

Essa inapropriada expressão não condiz com a História Sagrada, onde se leem de muitas e muitas situações em que Deus interveio de maneira estupenda em favor dos que são Seus. A História de Israel é plena desses casos, que revelam a maravilha do poder, da estratégia e da benfazeja mão divina.

Ele Se importa, sim, com cada pessoa, descendente da raça humana, a qual Ele criou com Suas mãos e com o soprar do Seu Espírito, em qualquer instância, e tem prazer em atuar poderosamente, a fim de colocar um Basta a opressões, a truculências e a abusos cometidos contra quem não tem condições de suportá-los e não tem quem o ajude.

As histórias sempre se repetem, pois veja-se o Salmo 108 as palavras nele contidas.

Este Salmo é produto de uma composição de outros dois Salmos; traz uma extração de textos das peças poéticas escritas em Salmos 57:5-11 e 60:6-12.

Ambos foram produzidos em situações em que o salmista se encontrava necessitado do socorro da mão de Deus..

O autor humano da peça literária é em sua obra original, Davi, mas a compilação que reuniu as duas partes dos dois textos primários bem pode ter sido feita quando Israel estava oprimido por ocasião do exílio babilônico.

De qualquer forma ficou claro que houve situações em que o povo de Deus necessitou de uma oportuna intervenção que os tirasse e salvasse de uma enrascada, maquinada por inimigos gratuitos.

Quando ele diz: – “Desperta, saltério e harpa”, no verso 2, isto significa que o salmista estava em vigília durante a noite, mas se houve angústias que o levaram a buscar a face do Senhor do Céu e da Terra, certamente que a alegria veio como um presente abençoador ao clarear do dia.

Siquém (verso 7) era uma cidade que se localizava entre os montes Ebal e Gerizim, onde o povo de Josué pronunciou uma série de maldições e bênçãos. O Senhor prometeu a Davi passar alegremente por ali, em uma estrada que dividia a maldição da bênção.

Em outras palavras, o Senhor tem prazer em remover as angústias decorrentes dos nossos pecados, e liberar as Suas bênçãos que a operação vitoriosa dos exércitos de Deus nos traz.

O vale de Sucote seria visitado pela mão divina, que o mediria em suas dimensões para que pudessem passar os exércitos de Deus.

Deus faz a Sua escolha e diz que “meu é Gileade (parte da terra da Transjordânia onde três tribos e meia se estabeleceram desde a época da conquista), meu é Manassés, Efraim é a defesa de minha cabeça, Judá é o meu cetro.” Isto se refere às tribos israelitas, as quais Ele abençoou.

Quando porém Ele diz algo sobe Moabe (descendentes de Ló), Edom (descendentes de Esaú) e a Filístia (versos 9 a 10), está se referindo aos povos que se fizeram inimigos do povo de Deus, e que viviam ameaçando-os com frequência. Na verdade Ele, o Senhor, não tem prazer na morte e nem na desgraça dos ímpios, mas Ele põe um termo limite nas investidas injustas contra o Seu povo.

Realmente pertencer ao povo de Deus é sinônimo de assumir uma posição na qual não somos isentos de sofrer ataques, e portanto isto significa estarmos sujeitos a passar por apuros provocados por invasores, mas quando somos fiéis a Ele, não ficamos sem a assistência que nos conduz ao escape e ao triunfo.

Teremos à nossa frente, à nossa retaguarda e ao nosso lado a companhia de poderosos anjos que sabem bem como agir em meio a guerras, e eles estão ao nosso favor, em favor do povo de Deus.

É por isso que Davi disse que “firme está o meu coração, ó Deus! Cantarei e entoarei louvores de toda a minha alma.” (verso 1)

Proezas e maravilhas acontecerão, sim! A Bíblia é testemunha e nos atesta que sim! Estas não ocorrem para os que não creem, mas para os que creem, tudo muda. Circunstâncias outrora adversas são transformadas.

Não há coisa alguma impossível para Deus, e Ele, a Seu tempo, preparou e consumará a Sua santa, perfeita e bendita vontade.

Lembre-se: Deus é especialista em operar milagres surpreendentes, nos quais fica plenamente comprovado que não foi outro senão Ele mesmo o autor do feito.

Isto acontece geralmente nas ocasiões em que o socorro do homem se mostra absolutamente impotente, e portanto não haverá espaços para dúvidas sobre a autoria divina nessas questões.

É por isso que o salmista diz:

Presta-nos auxílio na angústia, pois vão é o socorro do homem”.

Em Deus faremos proezas, porque Ele mesmo calca aos pés os nossos adversários”.

Quer examinar uma rápida lista de passagens da Bíblia que testificam desse poder maravilhoso que o Senhor tem, libera dos Céus e executa-os de forma a deixar a todos boquiabertos? Então leia estes seguintes textos aqui elencados:

Êxodo 7:14 a 12:30

Êxodo 14:1-30

Êxodo 16 e 17

Êxodo 19

Josué cap. 3

Josué 10:12 a 14

I Samuel 7:5-11

I Samuel 14:15

I Reis 18:20 – 40

II Reis 19-16

II Reis 2:6-8, e vv. 9 a 14

II Crônicas 20

II Crônicas 32:21-23

Daniel caps. 2 e 6

E os milagres de Jesus o Cristo realizou, registrados nos Evangelhos;

Atos dos Apóstolos caps. 2, 3, 8, 10, 14, e outros.

Todos esses milagres são frutos das misericórdias do Senhor, e uma série de incentivos para crermos nEle.

Lembramos contudo que na maioria das vezes em que nos encontramos em situação difícil, a causa normalmente repousa sobre o pecado, que tão de perto nos rodeia.

Para este mal, existe um pré-requisito para abrir o caminho para o milagre: o arrependimento.

Um outro detalhe é que Deus opera maravilhas, e tem prazer nisto, mas Ele age e as produz nos momentos que Lhe são aprazíveis, isto é, não necessariamente e nem exatamente quando nós ansiamos por esses feitos de livramento. Tudo isso tem hora e data marcada na agenda divina, inclusive já determinando quem serão os agentes humanos e celestes que haverão de ser usados para cada ocasião ou oportunidade.

O importante para nós, os que dEle necessitamos para tantas coisas, é prosseguirmos em preparar-nos para nos aproximar dEle, em constantes orações com os nossos corações totalmente abertos, como livros onde o Senhor tenha total liberdade para nos visitar, contemplar-nos, fazer uma leitura dentro do profundo de nossas almas, encontrar ali o fruto do arrependimento de nossos pecados, e seguirmos com o nosso propósito voltado para o alvo principal, que é alcançarmos a estatura da imagem e semelhança de Cristo, o Varão Perfeito.

Que glória nos é andarmos em companhia do Varão Jesus. E esta glória há de ser eterna!

Assim, se o nosso alvo seria obter o favor de Deus na forma de livramento miraculoso, melhor faremos se objetivarmos primeiramente ser contemplados perante a presença do Senhor maravilhoso, que é a bênção maior do que todos os favores que pudermos receber de Suas mãos.

Pois então, na presença do Deus tudo se transforma. As piores prisões se tornam em pedaços da Sala do Trono divino que desce do Céu para esta Terra. Trevas são vencidas pela luz de Deus. As maiores perseguições se nos tornam em oportunidades para crescermos na fé, no amor e na esperança.

Em todas essas coisas, somos mais do que vencedores por meio de Cristo, que no amou.(Rom.8:37)

Seja o leitor também mais um vencedor, e mais que vencedor. Toda a glória seja dada Àquele que enviou o Seu próprio Filho para ser o nosso Salvador, e a Jesus, que levou sobre os Seus ombros o peso dos nossos pecados, a fim de sermos libertos de todo o mal. A Ele seja todo o louvor e a adoração desde agora e para sempre!

Aleluia!


Comentarios desactivados en SALMOS – CVIII – O SOCORRO DE DEUS

Sorry, comments are closed.

Asesorado por:
Asesoramiento Web

Comentarios recientes

    Archivos