RSS Feed

SALMOS – LX – QUANDO INIMIGOS SE MULTIPLICAM

Comentarios desactivados en SALMOS – LX – QUANDO INIMIGOS SE MULTIPLICAM

diciembre 25, 2021 by Bortolato

Salmo 60

Pode parecer estranho, mas não tanto que deixe de surgir a partir desses ataques dirigidos a nossas vidas. Quem já viveu alguns anos sabe que há tempos de paz e tempos de guerra. Dizemos os poetas que te queimaram, na verdade no viveu …

Em tempos de guerra, não se sabe para onde vão dois inimigos para a Audácia. Alguns casos surgem do nada, nada que justifique uma batalha contra nós. Pensamos em nossos botões: não é para ser nesta situação, porque não há caso de tanta teimosia e belicosidade. Mas isso acontece sempre de forma imprevisível. Basta ter pessoas explosivas ou vingativas que desejam extravasar sua raiva.

Pensamos ao mesmo tempo que não temos inimigos e, portanto, não devemos ficar incomodados. Vocês árabes e vocês judeus, vocês povos do Oriente Médio, sim, vocês são que são muitos inimigos, mas não seria ou não seria; Portanto, não precisamos nos estressar e nos preocupar.

Nesse ínterim, a vida é cheia de surpresas. Quando menos se espera, partimos inimigos de graça, sem nenhum motivo que ou justifique. Neste mundo vivemos como se pisássemos em ovos, sem know-it. De repente, só por causa disso, alguns deles se levantam e atropelam outros, armados para os justos, a fim de destruí-los. Este é o objetivo de Satanás: roubar, matar e destruir. Aliás, esse nome não aparece no termo hebraico, “Satanás”, comumente traduzido como “adversário”.

O Salmo 60 nos traçou em seu subtítulo uma situação em que aconteceu exatamente ou ao contrário do que o Rei Davi esperava. Enviei um grupo de representantes hebreus para mostrar solidariedade a Hanum pela morte de seu pai, ou rei da terra de Amon, porque eles mantêm respeito, amor e consideração. Isto, porém, não fui compreendido, infelizmente. Hanum, instigado por sua corte, interpretou aquela visita como uma espionagem ato, e foi contatado para iniciar um conflito siro-palestino-israelense em 990 aC (na história das guerras e muito antiga, não é a mesma?). Hanum humilhou aqueles servos de Davi como declaração de guerra. Hanum então ordenou a contratação de 33.000 soldados entre sírios e Arameus, para lutar contra Israel, e esse confronto se tornou inevitável.

Ah, esse mal e essa maldição que tanto costumam cheirar os fatos e as pessoas de forma distorcida, endireitando as coisas mais do que não. Como é fácil de acontecer! É só sair do critério mais rigoroso, não é o pagamento pessoal. Não considerei que as aparências enganassem. Os homens rotulam alguns outros anos de nocivos, elementos tóxicos, maus, e não imaginamos que tudo pudesse ser muito diferente e muito mais agradável e melhor para todos …

Hanum armou suas tropas na frente da cidade de Rabá. Você é gerado por Davi, Joabe e Abisai que se encontraram, quando viram que estavam presos atrás, duas tropas sírias e Arameus. Uma narrativa bíblica não nos diz como foi que os hebreus poderiam ter feito durante este duplo ataque, mas presume-se que deixou alguns perdidos para aqueles que ficaram surpresos. Do susto, eles vão refizar e dividir seus homens em dois grupos, para dar alguns dias duas frentes que eles superam.

O Generais Davi fará um esforço para forçar que Deus lhes deu, não final, pelo que aconteceu, não os confronto como sírios e Arameus, mas aqui não foi vosso. Quando pensávamos que era só por muito tempo … Enquanto Israel se ocupou, lutando contra as forças ligadas a Hanum, nenhum outro inimigo estava pronto para atacar as terras de Israel.

O texto dá-nos a entender, através da dupla menção a Edom, que vós edomitas estariam aproveitando a ocasião, provavelemente querendo prevalecer – é o facto de vós hebreus, uma vez que estais perante um poderoso exército, vais cansei e se preocupe demais pra virar .Por suas casas, por uma certa invasão ao sul de Berseba, e por isso, vamos multiplicar os conflitos com outros imigrantes que querem se apoderar da terra de Canaã, então mais de dois israelitas.

Joabe, ou general israelita, virando-se como seus homens da campanha contra Amom e os sírios, foi novamente surpreendido, e este exército edomita, que voltou de uma incursão invasiva fora de Judá.

Davi, que está pela primeira vez em Jerusalém, intercede perante Deus pela sua oração, lamentando que tantos inimigos se tenham levantado contra ele, causando dor e tristeza. Parecia que não havia mais tempo de paz. Era uma guerra atrás da outra, sem intervalo para cofeebreak . Enquanto ele cuidava de um lado, das outras pessoas, meia semana e meia descanso para Israel.

Este Salmo nos mostra uma situação que, embora incomum, raramente acontecerá no curso de nossa existência. No momento estamos diante de uma luta, e você é que outra se levanta, conforme as ondas sucessivas do mar dão vida. Parece que queremos naufragar. Não criamos forças suficientes para enfrentar tantos problemas, mas como não temos outra opção, convenhamos, tenho que enfrentar um a um, um ao outro. Como matar mais de um leão por dia. Como vamos resistir?

Davi, uma vez em Jerusalém, mal recebeu as notícias de dois campos de guerra. Sei da movimentação de dois edomitas para o sul de Judá, e agora que estou pronto para estourar, vou ao cantinho ao lado do Senhor Templo para rezar.

Sua oração, a princípio, parece vir de um medo de piorar os cabelos. Ele sentiu que aquele momento era impressionante, com dois inimigos ferozes de cabelos numéricos, agitando suas bandeiras convidativas, como se enfrentassem um terremoto com graves condolências. Ele sentiu que Israel estava bebendo um vinho que tordoa (versos 1 a 4). O seu coração estava abatido. A que horas os inimigos farão tanto insistência em atacar as terras de seu povo? Até então a bandeira de Israel sobre o domínio davídico venceu os adversários, mas então … as coisas pareciam mudar de rumo … Provavelmente devido ao cerco dos sírios e Arameus fizeram para atacar a retaguarda de Israel, estratégia militar que muitas vezes é chegou para eliminar os exércitos atacados dessa forma, Joabe rapidamente mandou uma mensagem para Davi, para Jerusalém,

Davi, em Jerusalém, contava mal com sua guarda real, chefe dos cabelos fiéis Benaia, filho de Joiada ,. Enquanto isso, o grupo mais numeroso, corajoso e experiente nas guerras de Joabe e Abisai, seu irmão.

Ao expressar essa oração, peço ajuda:

  • Salva-nos, come Tua mão direita e responde-nos, para que os teus entes queridos sejam livres.” (V.5)

Em resposta a Deus eu vi, a direção do Santo Lugar, ou Santo dos Santos, uma dependência especialmente consagrada, onde Deus promete repudiar Seus pés. Da voz de Davi para Sua. Ele, ou Senhor, manifestado do Seu santo Templo. Sua Palavra coube a Davi:

  • Exultante, repartirei Siquém e medirei o vale de Sucote. Meus são Gileade e Manassés; Efraim é o Meu capacete, e Judá, o meu cetro…” (versos 6 e 7)

O Senhor é o Deus que se alegra com o Seu povo, e esta alegria não deixa de se expressar, mesmo quando estes Seu servos se acham em problemas terríveis. Às vezes até parece que o Senhor permite que sejamos tentados acima do que podemos suportar, mas se isto acontece também com você, espere! Mantenha a calma. A batalha ainda não terminou. Às vezes nem começou, apenas aparenta ser gigantesca, mas na hora em que os valentes de Deus vão à luta, aquele fantasma tão assustador desaparece, como se fosse apenas uma visão que se dissipa da maneira com que se dissipa uma fumaça ao vento – mas não desdenhe e nem subestime a força dos seus inimigos, pois eles são reais, e sem a intervenção do Senhor dos Exércitos, sem dúvida que seríamos lamentavelmente massacrados.

O Senhor disse a Davi que repartiria a Siquém e mediria Sucote – regiões centrais de Israel, situadas a leste e a oeste do rio Jordão. Disse ainda Yaweh para Davi:

  • Meus são Gileade e Manassés; Efraim é meu capacete; e Judá, o meu cetro.”(v.7)

Estas palavras reforçam que a presença do Todo Poderoso se importa com o que acontece com o Seu povo, que habita nas terras mencionadas, aliás, terras de onde vieram os soldados de Israel para defendê-las perante os amonitas, siros e arameus; e a cidade de Rabá, sede do governo de Amon, ficava a 35 quilômetros a oeste do rio Jordão, do lado direito do rio Arnom, praticamente vizinha do território de Israel.

Ameaças podem ser reais, mas o Deus de Israel é mais real do que todos os homens, e de todos os exércitos deste mundo reunidos, pois que estes perecerão, mas o Senhor é Deus Eterno.

A batalha que se desenrolou na área central da terra de Gileade, ao final, foi ganha pelo povo de Deus, apesar de serem inferiores numericamente. Os siros e arameus, apesar de vencidos, não se conformaram com aquela situação que lhes parecia impossível de ter acontecido, e por isso voltaram mais tarde à carga – para serem novamente vencidos, e desta vez de maneira estrondosa, de sorte que Hadadezer, o rei de Damasco, que naquela ocasião perdeu setecentos chefes de carros de guerra e quarenta mil homens de cavalaria, além de perder também Sobaque, o seu general de exército. Depois desta, Hadadezer submeteu-se à autoridade de Davi, e nunca mais ousou tentar socorrer aos amonitas.

Apesar de toda essa glória de vitórias, ainda restaram os edomitas, da região sudeste, que quiseram aproveitar-se daquele momento de guerra de Israel e nações situadas a nordeste e vizinhas da região central de Israel. Parecia que aquele tormento não teria fim. Não bastassem os filisteus, que a oeste de Judá viviam importunando Israel, de longa data. Era um inimigo atrás do outro, uma guerra ganha de um lado, e outra que aparecia de outro, mas a Palavra do Senhor foi realmente confortante para Davi:

  • Moabe é a minha bacia de lavar; atirarei minha sandália sobre Edom; sobre a Filístia darei o brado de vitória.” (verso 8)

Davi ainda, com o seu coração aflito, estava com seus pensamentos sob as brasas da invasão edomita, mas fortalecido pela boa mão de Deus a defender o seu povo nas regiões central e leste, sentiu-se impelido a orar a Deus:

  • Quem me conduzirá à cidade forte? Quem me guiará até Edom? Ó Deus, tu não nos rejeitaste? Não deixaste, ó Deus, de sair com nossos exércitos? Dá-nos auxílio contra o adversário, pois o socorro humano é inútil.

    Faremos proezas com Deus, porque é Ele quem pisoteará nossos inimigos.” (vv. 9-12)

Os exércitos israelenses, ainda estressados pela luta insistente contra Amon e seus aliados siros e arameus, estando voltando vitoriosos de sua campanha exaustiva, é informado de que as forças edomitas estavam já na região fronteiriça do sul de Judá, e que deveria aproveitar todo o seu esforço logístico e bélico que ainda estava em suas mãos, para deter aquela incursão oportunista, e logo dirigiram seus soldados para o sul, a fim de encontrar-se com aqueles pretensos invasores. É provável que pelo menos alguns dos homens que estavam sendo chefiados por Abisai estariam já voltando a Jerusalém, levando os despojos da guerra que acabaram de vencer, e assim, Joabe foi à luta com aquele grupo de valentes selecionados que mui esforçados e valorosos se houveram até então.

Não eram poucos os homens de Edom. Doze mil soldados de infantaria, mas como o Senhor já lhes havia prometido, a vitória lhes seria certa, lá foram eles, abrindo mão de seu merecido descanso, para alongar mais um pouco a sua jornada.

O resultado foi aquilo que Davi e seus homens esperavam. A força e o poder de Deus lhes supriu de coragem, energia e bravura. Não houve inimigo que os vencessem.

Inimigos podem por vezes armar confrontos, certos de que seus ataques sucessivos detonarão o povo de Deus, mas aquilo que ficou registrado no Livro de Salmos não deixa dúvidas de que eles se levantarão para cair, como balões de festas, que sobem bem alto, mas logo caem, bastando que sejam fieis.

Não devemos temer sequer a morte, pois que esta também já foi vencida por Jesus naquela tumba que Ele deixou vazia no dia da Sua ressurreição. Jesus venceu a morte, e abriu o caminho para que nós também possamos atravessar esse rio e chegar a nossa Canaã Celeste com a vitória nas mãos.

Quem tem o Filho, tem a vida, e quem não tem o Filho de Deus, não tem a vida.” (I João 5:12)

Quem quer viver uma vida eterna, feliz, cheia de alegrias espirituais, precisa voltar-se para Jesus, o Filho de Deus, que tira todo o pecado deste mundo. Esta palavra “pecado”, em grego hamarthia, significa em seu sentido original, “perda da marca”, ou “perda do alvo”, “errada do alvo, ou do foco”.

O pecado se manifesta em nós humanos de diversas formas. Há quem diga que não cometeu pecados, mas isto é um engano, pois esta força funesta atua em todos os homens, fazendo-nos diferentes daquilo para o que Deus nos preparou. Em outras palavras, o pecado deforma o nosso ser espiritual, de modo que perdemos a forma original, perdemos a marca original de Deus dentro de nosso ser. Não se trata apenas de deixar ou não de roubar, matar, ou fazer o mal ao próximo. Abster-se destas coisas é bom, pois denota que temos ainda algum resquício da natureza espiritual com que Deus nos marcou no princípio, mas creiam, a História nos mostra que existe um mal, a maldade, dentro de todo ser humano, como um vírus incubado, em stand by. A isto chamamos de herança adâmica, e mais dia e menos dia esta se manifestará com vistas a nos levar à corrupção, e esta nos levará à eterna separação da presença de Deus, caso não seja devidamente tratada.

O único tratamento eficaz que Deus lançou sobre este mundo foi-nos dado através do ministério de Jesus, o Cristo, nesta Terra. Jesus nasceu, viveu extraordinariamente sem nenhum pecado, fez toda a vontade de Deus, e ainda entregou-Se a Si mesmo para substituir-nos perante o Tribunal Celestial, que tem por norma que todo pecado degenera em nós a pureza de Deus, e exige uma paga, que é a morte eterna.

Pois Jesus tomou sobre Si as nossas culpas, e permitiu que estas fossem castigadas pelo sofrimento da cruz. Ele assim propôs-Se como nosso remidor, que assumiu para Si a morte, para que pudéssemos ser livres da pena eterna, e viver a vida com o Pai, o Senhor Deus, eternamente.

O amor de Deus foi tamanho, que permitiu que o Seu próprio Filho Unigênito morresse em nosso lugar, da forma com que Jesus morreu. Mas o melhor da História é que Ele não teve seu corpo corrompido na tumba da morte.

Jesus hoje já ressuscitou, e quem nEle crer, também ressuscitará para a vida eterna com Deus, se assim assumir segui-LO. Se quiser saber mais detalhes sobre a Sua ressurreição, fato maravilhoso do poder de Deus, é só ler os capítulos finais dos quatro Evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas e João.

Jesus no chama para a vida, vida que começa aqui, e salta para a vida eterna.

Mas esta vida eterna só pode ser alcançada por quem aceita recebê-Lo, decidido a abandonar a vida de pecados que desagradam a Deus. Esta oferta nos é franqueada gratuitamente, desde que venhamos a reconhecer que somos pecadores, e que necessitamos muito da graça de Jesus.

Pois Jesus nos espera cada dia, cada hora, para que abramos os nossos corações, e venhamos firmemente ao Seu encontro, para nunca mais deixá-Lo, e nem nos envergonharmos do Seu nome, do Seu sacrifício, e do Seu amor.

É o amor que jamais acaba. Todos nós necessitamos receber o Seu amor, por isso não temos por que deixarmos de atender ao Seu chamado.

Jesus nos chama agora.

  • Vem já, crendo que Eu Sou.”

  • Vem para Mim”.

  • Vem receber ou dom maravilhoso de Deus.”

  • “Veja por sua felicidade eterna.”

  • “Veja !”

.


Comentarios desactivados en SALMOS – LX – QUANDO INIMIGOS SE MULTIPLICAM

Sorry, comments are closed.

Asesorado por:
Asesoramiento Web

Comentarios recientes

    Archivos