RSS Feed

SALMOS – VII – COMO COMEÇAR BEM O DIA

Comentarios desactivados en SALMOS – VII – COMO COMEÇAR BEM O DIA

octubre 1, 2020 by Bortolato

Salmo capítulo 5

Nada como um dia depois do outro”, nas palavras dos que têm esperanças de dias melhores.

Cada dia desponta com a abertura de possibilidades mil, que precisamos escavá-las e extraí-las, selecionando as que nos são mais cabíveis e convenientes.

Como foi o seu dia de ontem? Graves problemas ficaram sem ser resolvidos? Pois é, isto acontece com todos, vez ou outra. Algumas pendências ficaram para ser resolvidas no dia seguinte. Às vezes isto acontece seguidamente, dia após dia, mas não desanime, não.

Alguns, desesperançados, caem no desânimo, e ficam prostrados. Isso porém não os leva a lugar nenhum, e os problemas continuam, querendo ou não. Quando interpelados, procuram justificar seu estado colocando a culpa sobre o que outros fizeram para prejudicá-los. Outros ainda dizem que um leão está nas ruas (Provérbios 26:13), e por isso não querem sequer sair de casa.

Não caia nessa! Enquanto há vida, e podemos respirar, ainda há possibilidades e esperanças. Inspire o ar que dá vida, e exale para fora de sua alma o ar que estava minando as suas forças.

Existe Deus. Para Ele não há impossíveis. O que Ele promete, Ele faz (Lucas 1:37); o anjo Gabriel assim disse a Maria, prometendo-lhe a conceição do Filho de Deus em seu ventre, sendo ela ainda virgem, para cumprir a promessa do Emanuel, o Deus Conosco, profetizada por Isaías 7:14, por volta do ano 758 A.C., isto é, mais de setecentos anos antes de Jesus, o Cristo nascer.

Alguns dizem que não há Deus, mas não apresentam nenhuma prova disso, ao passo que o Senhor tem realizado grandes milagres nesta Terra, apresentando-Se aos que Lhe são crentes fiéis. A travessia do Mar Vermelho pelo povo de Israel, em cerca de 1.500 A.C, por exemplo, deixou suas marcas no fundo do mar, que arqueólogos já encontraram. Procuram negar a existência do miraculoso que Deus fez, mas nunca por motivos lógicos e embasados em fatos consistentes, mas lá no fundo desculpam-se assim para fugir de suas consciências que os acusam de culpas e imoralidades, cujo peso não conseguem suportar, e daí procuram esquivar-se e desculpar-se, alegando que… Deus não os ajudou… mas quando foi que eles buscaram encontrá-Lo reconhecendo seus erros e arrependidos destes? Queixam-se da omissão de Deus, mas não arredam de seus procedimentos torpes e imorais, seus pecados, e querem que O Senhor do Céu e da Terra se digne em conceder-lhes audiência? Ele a concederá, sim, mas quando colocarem suas vidas em ordem expostas diante dEle, para serem transformadas.

No Salmo 5 Davi começa o seu dia falando com quem tem o poder de lhe dar a Sua bênção. Ele sabe que Deus é invisível, mas que estará atento à sua oração. Assim o salmista faz, aproveitando as primeiras horas do dia para isso.

Davi era rei em Israel, e mesmo antes de ser elevado ao trono, ele tinha muitos problemas para resolver. Se ele quisesse, poderia tentar atacar diretamente as questões, sem antes falar com Deus, mas ele sabia que tal procedimento não lhe seria benéfico, e possivelmente acabaria assim colocando muitas coisas a perder. Para que então agir assim?

Certa senhora que conheci há alguns anos estava ficando neurótica diante dos problemas que encontrara na vida, e foi tratar-se com profissionais da área de Psicologia. Estes tais não a puderam ajudar porque as suas ansiedades a deixaram encurralada dentro de uma área virtual, um círculo vicioso que a faziam ficar constantemente com sua psiqué como que eletrizada, com os nervos à flor da pele, e assim suas reações se antecipavam a quaisquer procedimentos que a pudessem levar a uma cura.

Um dia ela ouviu a mensagem do Evangelho de Jesus, e ela O encontrou, e com Ele, também a paz de que estava tão necessitada. Daí em diante, ela não se levantava mais de sua cama pelas manhãs sem que antes orasse ao Senhor, e sempre era visitada pelo poder de Deus, que curava o seu interior. Ela passou a, antes de chegar a apresentar suas causas, motivos e problemas, a louvá-Lo pela excelente obra feita dentro de sua alma.

É assim que se começa um bom dia!

A tristeza pode durar por uma noite, mas a alegria vem pela manhã”. Assim dizia Davi, quando da dedicação da casa. (Salmo 30:5)

O que é difícil para um homem, é facilmente resolvido por Deus. Basta um encontro, um toque de Seu poder, e… tudo é modificado – melhor para os Seus fiéis, e pior para os inimigos.

O rei Davi tinha muitos inimigos. Às vezes podia passar uma noite chorando, porque ele não havia dado motivos para ser combatido e nem para ser odiado, mas o mal estava sempre à sua retaguarda, procurando alcançá-lo e feri-lo.

Ao raiar do dia, logo pela manhã, tivesse dormido bem ou não, ele fazia a sua oração. Em sua oração matinal às vezes queria desprender palavras, mas a sua alma lhe permitia apenas soltar uns gemidos, tal a dor que o queria oprimir.

Entre um gemido e outro, porém, Davi conseguia exprimir aquilo que mais desejava, e pede a Deus, pede a Quem dirige sua fala, o Deus Todo-Poderoso, que tem grande amor e consideração para tratar de assuntos com os Seus, e que não Se esquece destes nem por um dia sequer.

Conforme Davi consegue desabafar-se e apresentar a sua súplica diante do Senhor, o seu coração já começa a ficar aliviado. Ele sente que sua oração não foi em vão, e que pode então, com o coração curado, ficar esperando pela resposta, que breve se fará sentir.

Vc dormiu mal nesta noite? Se o seu coração é capaz de crer e guardar isto como uma joia preciosa, então Vc tem um grande trunfo em suas mãos, e pode esperar tranquilamente em paz, porque a resposta de Deus se manifestará na ocasião propícia, nem antes e nem depois.

Os problemas de Davi eram terríveis e seus inimigos eram arrogantes, ousados e não poupariam a sua vida, se tivessem uma boa oportunidade para matá-lo (5:5, 9). Seus inimigos eram às vezes internos, isto é, dentro de seu próprio povo e até do seu palácio real; e às vezes eram externos, de entre as nações vizinhas, mas sempre com a mesma ferocidade – eram parecidos com o próprio Satanás. Aliás, Saul, que era o seu rei humano, seu antecessor no trono, era verdadeiramente um endemoninhado, que vivia arquitetando meios de levar Davi à sepultura. Davi lhe devia subserviência enquanto era seu vassalo, mas tinha que tratar de dramaticamente preservar a própria vida. Isto foi uma complicação…

Quando podia, embora perseguido, Davi comparecia perante a Casa do Senhor, que na sua época era apenas uma Tenda – o Tabernáculo da Aliança – e ali ele ansiava chegar para ajoelhar-se e apresentar a gratidão de seu coração, por estar vivo e poder continuar a pelejar por sua vida e pelos seus.

Em todas as circunstâncias da vida haverá a oportunidade de aprendermos alguma coisa, vivendo e aprendendo. Davi observava como seus inimigos faziam uso de mentiras, práticas da iniquidade, fraudes, e eram como vampiros sanguinários. Nisto ele via aquilo que não era bom, e procurava outros padrões para seguir, outros caminhos para andar, e por isso sabiamente ele incluía nos motivos de suas orações o pedido de ser privilegiado de sempre ser guiado pela justiça, e usar de sinceridade diante de Deus e dos homens, ainda mais quando estes eram maus.

O salmista pede também para que os planos sórdidos de seus inimigos jamais prosperem, por serem reprovados por Deus, e culpados de muitas transgressões (cf. Verso 10), enquanto sejam alegrados todos os que confiam no Senhor Yaweh.

Há uma nota de certeza de que os bons servos de Deus serão defendidos, porque amam o nome do Senhor ( verso 11).

Os justos, pois, serão abençoados, cercados da bondade e benevolência do Senhor – isto é uma certeza, quer os ímpios concordem ou não.

Os maus certamente quererão combater e até anarquizar a vida dos bons servos de Deus, mas suas pretensões não serão concretizadas, enquanto aqueles estiverem continuamente orando ao Senhor.

O Senhor Yaweh é homem de guerra, sabe bem defender os Seus fiéis, cercando-os com o Seu tsinnah (em hebraico = escudo), isto é, escudo grande e longo, que visa a proteger todo o corpo do soldado, dando-lhe total proteção.

Martinho Lutero era assim caçado por inimigos, e achou graça e favor de um certo senhor feudal de Augsburgo. Indagaram a ele certa vez como se haveria se aquele mesmo senhor o abandonasse, quem o protegeria? Lutero lhes respondeu: – “ O escudo do Céu”.

Muito embora haja pessoas que não percebam inimigos físicos, temos nós todos inimigos espirituais, forças espirituais da maldade (conforme Efésios 6:12). Não os vemos com os olhos materiais, mas eles são reais, de fato existem, e estão neste mundo. O apóstolo João nos advertiu que o mundo jaz no maligno (I João 5:19).

Essas forças espirituais manipulam o comportamento das pessoas deste mundo e almejam levá-las à depressão, tornando-as inúteis para o Reino de Deus, e até para a sociedade e para si mesmos, fazendo-os um peso de escória para os que os cercam, mas essa operação não terá sucesso quando nos achegarmos a Deus e nos colocamos em Suas mãos, em nossas orações.

Disse Jesus: – “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis, batei e abrir-se-vos-á; pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra, e a quem bate, abrir-se-lhe-á. Qual dentre vós é o pai que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou se pedir um peixe, lhe dará em lugar de peixe, uma cobra? Ou, se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião?

Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?” (Lucas 11:9-13)

Estas são algumas de Suas promessas feitas aos Seu povo, Seus discípulos. Façamos parte desse povo, que ouve e guarda as palavras do Senhor, e recebe as Suas promessas.

Comecemos bem os nossos dias. Falemos com Deus, e permaneçamos na Sua Palavra o dia todo. Ele não nos desampara, e não nos esquecerá.

Peçamos a Ele as melhores coisas, que se perpetuam pela vida eterna. Peçamos a Ele o perdão dos nossos pecados, e a vida eterna, conforme prometeu em Sua Palavra. Peçamos para que o nossos nomes sejam inscritos no Seu Livro da Vida. Façamos dEle o nosso grande conselheiro e protetor. Seja Ele o nosso Senhor, acima de nossos desejos. Confiemos em Suas promessas. Coloquemos diante dEle todos os nossos problemas, e confiemos que em breve tudo se aclarará.


Comentarios desactivados en SALMOS – VII – COMO COMEÇAR BEM O DIA

Sorry, comments are closed.

Asesorado por:
Asesoramiento Web

Comentarios recientes

    Archivos