RSS Feed

SALMOS – XCII – COMO COMEÇAR BEM O SEU DIA

Comentarios desactivados en SALMOS – XCII – COMO COMEÇAR BEM O SEU DIA

septiembre 8, 2022 by Bortolato

Salmo 92

Quer desfrutar de um dia feliz? Inicie-o de modo feliz.

Olhe bem para os passarinhos, que começam o dia cantando. Eles não nos dizem claramente o porquê, mas podemos inferir que é de alegria. Eles cantam, piam, chilreiam, chamam seus parceiros, e vão à luta por seu alimento. Voam de lá para cá e vice-versa.

Nós também, como criaturas do Deus Vivo, temos esse privilegiado prazer – o de louvar ao Senhor que nos criou, e viu que era bom, estava tudo bem, olhou-nos com bons olhos, amando-nos mesmo antes de chegarmos a existir.

Isto é mais do que um privilégio, cantarmos louvores ao Altíssimo; é cumprirmos a finalidade para a qual Ele nos fez.

Se temos forças para cantar, por que deixar de fazê-lo?

Afinal, de onde vêm as forças e a nossa voz?

Quem foi que lhe deu a capacidade de mover os seus pés e mãos, quando acorda pelas manhãs?

Se Ele não nos dotasse dessa capacidade, seríamos como aqueles que dormem sem cessar, e nunca despertam.

Olhe agora para as tantas bênçãos que Ele nos dá. Ele nos cura, nos fortalece, nos dá de graça o ar para o respirarmos, e assim nos erguemos de nossas camas, e temos à frente mais um dia…

Já sabe o que fazer neste dia que Ele nos dá?

Alguns pensam apenas nos problemas que têm, e correm desesperados em busca de uma solução. Não faça isto. Não se apresse em busca dos seus interesses, antes de louvar ao Senhor a contento.

Encha o seu peito de ar, tome fôlego, e comece a cantar com essa força que Ele lhe dá.

Vc. pode fazer isso antes mesmo de colocar o seu pé para fora de seu leito de dormir, não é mesmo? pois faça-o! É a sua chance, é a sua oportunidade deu Ele lhe deu.

Que todos ouçam! É bendito esse momento.

Quer ter um dia abençoado, todos os dias? Comece-o dedicando as primeiras horas para desprender louvores a Deus – e durante o dia lembre-se de louvá-lo mais e mais.

Os pássaros fazem assim. Eles voam com muita liberdade, alegria e desprendimento. Pois enquanto você canta, você pode estar voando em espírito para a presença de Deus! Deus está no Céu, e você na Terra, mas podemos unir os nossos espíritos ao Espírito Santo, e fazer uma linda viagem. Quem já fez isso, pode confirmar se não é assim. Se ainda não o fez, tudo tem uma primeira vez; experimente, e ficará ansioso por repetir a dose sem demora, todos os seus dias.

Diz o salmista no Salmo 92:

Pois me alegraste, Senhor, com os teus feitos; exultarei nas obras das Tuas mãos”. (verso 4)

Olhe para o Céu, olhe para o mar, que imensos são! Nenhum planeta sai da sua órbita para vir chocar-se com a Terra, porque Ele, Ele, Ele fez tudo assim, tudo em seu devido lugar, sem terror para as nossas vidas prosseguirem, nos preservando da destruição.

Nenhuma estrela cadente veio para destruir o nosso planeta e a nós. Isto é porque Ele, Ele, Ele mesmo nos está dando a chance de vivermos mais um, dois, três dias, meses, anos, décadas – que sejam para louvor de Sua glória.

Às vezes cai um pequeno meteoro nesta Terra. Os homens vão lá investigar, e o acham encravado no chão, quando não caem no mar. Isto serve para nos lembrar de que existe todo um Universo, cheio de corpos celestes, que foram criados por Ele, Ele, Ele, Yaweh, o Senhor da Terra e dos Céus e somos guardados e protegidos para que estes não caiam sobre nossas cabeças ou nossas casas..

Pois nos alegraste, Senhor, com os Teus feitos, exultarei nas obras das Tuas mãos”

Olhe o mar, esse mar que podemos ver, que nunca ultrapassa certos limites. Suas ondas se quebram antes, e perdem sua força quando chegam à praia.

Daí alguém, com espírito poético, vai até onde se acham algumas rochas, e fica olhando como que hipnotizado para esse espetáculo. As águas se erguem e vêm com ímpeto, batem ali, espirram bem alto, e caem, formando espumas flutuantes. Isto se repete com frequência, abundantemente.

Ao verem esta cena cheia de força e poder das águas, embevecidos, começam a cantar. Cantam, sim, às vezes sem perceber que estão louvando Àquele que fez tudo isso, mas cantam. Que maravilha! Realmente, não há outro artista capaz de produzir tais cenas na vida real. Ele fez as rochas, e as águas, com suas ondas, e com aquela força…

Outros, encantados com o número incontável das estrelas, ficam no seu terraço, onde passam a noite só para observar aquilo que chamamos de firmamento. Milhares e milhões de estrelas estão ali, por anos, décadas, séculos e milênios, brilhado sem parar. Os olhos do bom observador se detém sobre um ou outro astro, e percebe que não pode se deter observando a todos individualmente, um por um – mas Deus tem dado nomes a cada um destes corpos celestes.

Ninguém se admire se de repente, um novo cântico venha a brotar dos seus corações.

Ah, então alguém se omite a entoar esses louvores, porque se acham em dias tristes, e não conseguem ver as coisas sob este prisma. Nesses dias os nossos olhos parecem ter perdido a sensibilidade para essas coisas, e se enturvam, não podendo sequer contemplar o colorido das maravilhas que Deus fez.

Realmente, há problemas na vida que parecem até estar competindo com a beleza da Criação, querendo invadir e tomar conta de nossos corações, querendo ofuscar o brilho que Deus colocou em cada ser que Ele criou.

Às vezes é a falta de dinheiro para cumprirem com os compromissos, que atrapalham…

Os jovens às vezes lamentam que não podem namorar com aquela ou aquele com quem vivem sonhando. Estão em busca do amor, mas sentem que ficaram encantados com alguém que não poderia ser sua ou seu.

Temos aí que abrir os olhos. Ficar parado nessa frustração é estagnar dentro de uma visão parcial, limitada da vida. Entristecer-se com isso é enxergar as coisas pelas metades.

Vejam como o salmista se coloca nestes Salmo 92.

Ele reconhece que o amor de Deus preenche todo e qualquer coração.

O inimigo de Deus usa de uma estratégia muito sutil: a de fazer com que pensamentos surjam dentro de nossas mentes, como setas que penetram de fora para dentro – e é quando o ser pensante acha que são ideias originalmente suas, mas… É o inimigo de Deus que quer nos ver entalados na tristeza, dentro de um beco-sem-saída.

A mentira mais comum que Satanás usa é fazer-nos pensar que Deus não nos ama, e quem dá ouvidos à voz desse tentador, sempre acaba mal.

Não lhe deem ouvidos. Esse inimigo é mentiroso e pai da mentira. (João 8:44)

Então alguém exclama: – “mas como irei eu desfazer esse meu dia cinzento, que me perturba?

Vamos para a Palavra de Deus. Leiamos a Bíblia. Oremos. Rasguemos os nossos corações na presença de Deus! Ele os ouvirá! (Salmo 91:15 e 16) Ele nos responderá!

Para não ficarmos sentindo que estamos sozinhos em nosso luto existencial, tomemos uma posição, rumemos para a Casa de Deus, a Igreja de Cristo.

O justo florescerá como a palmeira, crescerá como o cedro no Líbano.

Plantados na Casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus.

Na velhice darão ainda frutos, serão cheios da seiva e do verdor, para anunciar que o Senhor é reto. Ele é a minha rocha, e a minha justiça.” (Salmo 92, versos 12 a 15)

Olhemos para Jesus, o Cristo, o Filho de Deus! Ele veio a este mundo por amor a você e a mim. Ele pode muito nos ajudar. Ele derramou o Seu sangue, foi torturado até a morte, porque Ele não queria que nós tivéssemos esse destino que Ele assumiu, aceitando a cruz.

Ele sofreu e morreu em nosso lugar. Ele foi ferido por causa das nossas transgressões, moído pelas nossas iniquidades…

O castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas Suas pisaduras fomos sarados. (Isaías 53:6)

Ele tem um amor muito especial por você que está lendo este artigo, seja qual for a sua idade, sexo, condição social, estado civil, raça, cor da pele, e saúde física ou financeira.

Ah, os idosos queixam-se muito de dores, e de enfermidades. Fazem uma análise de suas vidas até onde chegaram, e veem que erraram aqui e ali. Se pudessem, voltariam lá atrás no tempo para fazer tudo de forma diferente, mas sentem que as melhores oportunidades já morreram no passado.

Não lamente. Todos nós erramos, e todos em algum dia sentiremos que tudo deveria ter-se sucedido de maneira diferente do que foi. Não somos obrigados a errar, mas mesmo não querendo, erramos. Isto é tão universal, que já faz parte da nossa natureza. Uns erram mais e outros menos, uns mais profunda e intensamente, e outros, um tanto menos.

Certa vez, quando me aventurei a trabalhar como iniciante em gerência de uma empresa de turismo, o meu superior disse-me bem claramente que iria observar o meu trabalho, e, se ele notasse que eu não estava errando em nada, ele começaria a desconfiar que seria porque eu não estava fazendo nada, completamente omisso…

Precisamos, por outro lado, olhar para o futuro. Existe uma eternidade para se viver, e o tempo que nos resta a nossa frente pode muito bem ser aproveitado da melhor maneira.

Simeão e Ana, duas pessoas idosas, que viviam em Jerusalém, cidade sede do judaísmo, e estavam nesta condição, vivendo os dias que ainda tinham nos seus anos finais.

Um belo dia Jesus lhes apareceu, ainda bebê, nos braços de seus pais terrenos.

Simeão e Ana estavam apenas orando na Casa do Senhor, e esperando nas Suas santas promessas. Tudo parecia muito repetitivo, a cada dia que passava, sempre as mesmas vivências, nada de novidades – até que um dia eles viram Jesus menino, um bebê ainda, e o Espírito Santo encheu os seus corações.

Nunca cesse de orar, mesmo quando tudo parece que não muda. As orações são atos que provocam uma resposta de Deus, e um dia essa resposta virá.

Simeão viu o resultado de sua fé e esperança. Ele viu a Salvação de Deus despontando através da vida de uma Criança. Era o que ele mais queria ver: – o Messias! O cumprimento das promessas de Deus que ele tanto esperava! Ele viu Jesus! Jesus era pequenino, um bebê ainda, todo dependente dos cuidados de seus pais que Deus Lhe deu nesta Terra, mas muito além disso ele viu também todo o projeto de salvação bem ali, diante dos seus olhos.

O rosto de Simeão brilhou. Seu olhar contemplava aquela Criança com o coração feliz, realizado, porque era tudo o que ele queria para o seu povo. Ele sentiu que então recebera aquela recompensa que tanto anelava. Eram os seus últimos anos de vida, mas isso não importava. Todos têm os seus sonhos, e o dele se cumprira. Ele ficou satisfeito da vida.

Ana também! Idosa, viúva, com seus oitenta e quatro anos, mas sentiu um clima maravilhoso que baixou do Céu até ali. Seus jejuns e orações foram recompensados. Ela viu Jesus, o Salvador, o Filho de Deus enviado a este mundo…

Ela sentiu que a redenção de seu povo estava ali, bem junto a si, diante dos seus olhos. Jesus!

Jesus! Ele tem poder para nos fazer realizados, simplesmente com o ar da Sua presença, mesmo quando opta por nada nos falar.

Amigos, abramos os nossos corações para Jesus! Leiamos as Suas palavras, que são cartas do amor de Deus para nós.

Não necessitamos chorar o leite derramado. O que passou, passou. Com Jesus o mundo se torna diferente, muito melhor. O verdadeiro amor, o amor eterno toma conta de nossos corações.

Vamos sorrir para Jesus, dar passos à Sua direção. Cada passo que dermos neste sentido produzirá um start de dois, três ou mais passos de Deus em nossa direção.

Sem mais obstáculos, oremos a Ele:

  • Senhor Jesus! Eis-me aqui; estou com o meu coração aberto para o Senhor entrar em minha vida, e por isso peço que venhas a transformá-la, fazendo as mudanças que o Senhor quiser fazer.

    Entrego nas Tuas mãos os meus desejos, e quero que o Senhor coloque os Teus no lugar daqueles que precisam ser substituídos.

    Modifica-me como quiseres; usa-me; faz de mim um vaso de honra para Ti, um verdadeiro adorador.

    Em Teu nome dirijo esta oração que peço seja levada ao Pai nosso que está no Céu.

  • Amém!

Assim começa o seu feliz dia eterno, que nunca se acabará.


Comentarios desactivados en SALMOS – XCII – COMO COMEÇAR BEM O SEU DIA

Sorry, comments are closed.

Asesorado por:
Asesoramiento Web

Comentarios recientes

    Archivos