RSS Feed

SALMOS – XIII – TORRE DE FOGO

Comentarios desactivados en SALMOS – XIII – TORRE DE FOGO

noviembre 13, 2020 by Bortolato

Salmo capítulo 11

Às vezes somos incitados a fugir, ter asas como de um pássaro, para escaparmos da belicosidade, de armadilhas e laços funestos, que tencionam a nos surpreender e nos prender. O que seria melhor fazermos? Fugir ou ficar, e neste último caso, termos de enfrentar o veneno de najas cuspideiras?

Foi o caso de Davi, o salmista. Um erro de Saul passou a visualizá-lo invertendo tudo, como se fosse uma ameaça em potencial prestes a explodir como uma bomba, em vez de um forte colaborador; ao ponto em que este rei, sem aviso, tomou de uma lança, movido por um espírito maligno, e atirou-a contra o jovem que estava inocentemente dedilhando a sua harpa, mas o Espírito de Deus o fez desviar-se, e a lança se encravou na parede ( I Samuel 18:10,11). Davi fugiu.

Naquela ocasião o jovem de Belém da Judeia ouviu um leve sussurro que lhe dizia que não era hora de evadir-se, mas de ter calma e esperar, porque o Senhor haveria de ser o Seu defensor. Até o então filho de Saul, Jônatas, passou a ajudá-lo, o que foi muito útil por um pouco de tempo.

Esse dilema atormentou Davi, quando este teve que andar pela terra como um fugitivo. Seus amigos que o rodeavam chegaram a aconselhá-lo a fugir para os montes de Israel. Ele ainda insistiu em oferecer seus serviços ao rei, voltando a somar-se ás fileiras militares de Saul, mas não demorou muito para que a sua própria esposa, Mical, filha de Saul, teve que falar-lhe assim um dia: “- Fuja!” e um drama de família chegou batendo à sua porta. Davi então fugiu outra vez, mas desta ele não mais voltaria para ser um soldado de Saul. A situação tornou-se muito complicada, porque desde então a sua cabeça foi colocada a prêmio.

Desse tempo em diante Davi não teve outra escolha, senão levar a vida de um fugitivo, até que… mais tarde… a mão de Deus o ajudou, e ele voltou ao alegre convívio com seus irmãos judeus. Mas isso não foi tão fácil assim. Houve muitas idas e vindas, e voltas da Terra sobre seu eixo, até que os seus dias de paz lhe agraciassem.

Por várias vezes Davi veio a esconder-se na imensidão do deserto da Judeia, mas houve muitas ocasiões em que ele anteviu algo à distância que o socorreria, algo que se chama fé em Deus.

Ele lembrou-se de que o Senhor continuava no Seu santo templo, isto é, na Tenda da Aliança, o Tabernáculo do deserto. Apesar de tudo, Deus ainda tinha um Pacto com o Seu povo, do qual Davi fazia parte, embora perseguido por Saul como se fora um criminoso.

O Senhor ainda julgava a Israel, e hoje ainda julga a Sua Igreja.

O Senhor governa nos Céus. O Senhor põe à prova tanto o justo como o perverso; Ele odeia quem ama a violência.” (Salmo 11:4,5)

Pois o Senhor é justo e ama a justiça e os íntegros verão a Sua face”. (11:7)

Será que Vc não se encaixaria dentro deste conceito de integridade? Em outras palavras, Vc é íntegro? Isto quer dizer: Vc ama a justiça? Não pergunto se Vc é perfeito me todas as áreas e coisas da sua vida. Quem dera que assim fosse, não? Quão bom seria… mas Vc ama de verdade ao Deus Justo e Verdadeiro? Há uma promessa bíblica para os que amam a Deus.

Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o Seu propósito” (Romanos 8:28)

Pois é! Deus não somente ama a estes, como também os defende. Ele não Se negaria a defendê-los porque isso faz parte de Sua natureza. Se somos justos, estamos cumprindo uma parte de nossa vocação espiritual, à semelhança do justo Deus. Teremos inimigos, como até Deus também os tem. Seremos criticados, como Deus também o é, mas que saibamos que não necessitamos temer ficarmos sem aprovação, porque Ele é quem nos aprova.

Deus então nos contempla dos Céus, agrada-Se dos justos e vê que estes conservam a Sua própria imagem e por isso os julga com misericórdia.

As horas de aflição são aqueles momentos em que os perversos lançam mão da iniquidade para se verem livres destas, mas os justos de coração não agem assim, porque sabem que o seu socorro vem do Senhor, o Criador poderoso que fez a Terra e o mar, e que…

Fará chover sobre os perversos brasas de fogo e enxofre… “ (11:6)

Quando das antigas guerras acontecia um confronto, eram erguidas torres altas, mas altas tanto quanto os muros das cidades dos inimigos, os quais ousavam portar-se de modo desafiador, cerrando as suas portas ao diálogo e ao povo de Deus. Mesmo no calor das batalhas as cidade fortificadas não cediam, e a peleja então continuava.

Essas torres eram móveis, portanto fortes estruturas que se erguiam, e no seu topo, valentes guerreiros armados despediam flechas, cujas pontas eram envoltas de fogo, o que causava incêndios dentro daquelas cidades. Essas flechas afogueadas eram disparadas também contra extensões e aparatos dos inimigos, tais como carros de guerra e portões de madeira.

Enquanto os inimigos cercavam essas torres, outras flechas eram enviadas contra as mesmas, porém os guerreiros que estavam em seu topo não temiam, porque estavam totalmente protegidos por grandes escudos, enquanto mandavam o fogo para destruir a força dos que os atacavam.

Deus não precisa construir torres de guerra porque Ele mesmo está no Seu alto e sublime Trono, e dos Céus Ele envia fogo sobre os perversos. Assim foi como o Egito (Êxodo 9:24), com Sodoma e Gomorra (Gênesis 19:24) e assim será contra o anticristo (Apocalipse 8:5,10). O próprio Deus é confundido às vezes com uma torre de fogo (Êxodo 24:17). O nosso Deus é fogo consumidor (Hebreus 12:29).

Davi, em sua tormentosa trajetória, por fim teve que fugir de Saul, mas como a Torre de Fogo de Deus é móvel, esta não o abandonou. Enfrentou o deserto, ficou tempos na caverna de Adulão; foi-se ao deserto do Carmelo da Judeia, foi-se a Gate dos filisteus refugiar-se, e dali ainda foi a Ziclague, mas a Torre de Fogo sempre o acompanhou. Passou por muitas situações de perigo, mas Deus lhe deu coragem e ousadia para seguir em frente, e foi recompensado por sua fé.

O verso 7 deste Salmo 11 promete que os retos contemplarão a face de Deus. Hoje Davi O contempla livremente.

Não podemos hoje, ainda vivos, contemplá-Lo na Sua glória, mas Jesus prometeu:

  • Quem vê a mim, vê o Pai” (João 14:9)

  • Eu e o Pai somos um”

  • Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.” (Jo. 14:6)

Então nos vem a pergunta: onde estaria Jesus agora, para podermos encontrá-Lo, e irmos ao Pai?

Bem, Jesus deixou a Sua ekklesia, a Sua Igreja nesta Terra, não somente para representá-Lo, mas também para levá-Lo conosco, de forma que Ele está onde a Sua congregação se reúne em Seu nome. Assim, onde houver dois ou três reunidos em nome de Jesus, Ele também ali estaria.

  • Portanto ide, ensinai a todas as nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho mandado; e eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.” (Mateus 28:19,20)


Comentarios desactivados en SALMOS – XIII – TORRE DE FOGO

Sorry, comments are closed.

Asesorado por:
Asesoramiento Web

Comentarios recientes

    Archivos