RSS Feed

SALMOS – CXIX – (WAW) – SÚPLICA BEM SUCEDIDA

Comentarios desactivados en SALMOS – CXIX – (WAW) – SÚPLICA BEM SUCEDIDA

junio 1, 2023 by Bortolato

Salmo 119, versos 41 a 48

Feita com humildade, mas revestida de poder.

Orações movidas por uma motivação pura e fiel a Deus certamente que serão atendidas.

Algumas pessoas se desesperam ao verem que foram cercadas por situações nas quais não têm uma saída honrosa, e não veem amigos ou quaisquer pessoas que lhes pudessem ajudar.

Olham de um lado e de outro, e ficam aflitas porque seus corações não aprenderam ainda a confiar plenamente em Deus.

Dizem para si mesmas: – “Mas se as condições são tais, em que eu preciso agora de um verdadeiro milagre, como Deus ou alguém me livrará?”

Circunstâncias às vezes são realmente cruéis, e nos podem chegar em qualquer ponto da história de nossas vidas, mas isto não quer dizer que tudo estará perdido, porque afinal de contas Deus existe, e é recompensador daqueles que O buscam.

No Salmo 119: 41 o salmista pede humildemente pela sua salvação a Yaweh, o Deus de Israel.

Ele sente que precisa ser livre de uma condição muito desconfortável que o cercou e, para complicar ainda mais a sua vida, inimigos lhe ofendem e é sintomático ver que estes, no intuito de depreciar a fé em Deus, ainda ficam lhe cutucando com palavras duras e lhe perguntam: – “Onde está o teu Deus?” – como que a dizer que Deus não o socorrerá. Lançam nessas narrativas da iniquidade a sugestão de que o crente fiel não será ouvido, e que haverá de dar-se mal.

Isto tem um gosto amargo de zombaria, mas que ninguém lhes dê atenção. Que não se deem ouvidos a essas setas inflamadas de dúvida que só tem o fito de destruir a verdadeira fé.

O salmista soube identificar essa voz da inverdade como “proposta indecorosa”, e recorre ao seu Deus , que é bondoso e grande em misericórdias.

Ele pede ao Senhor que o possa receber e ter uma palavra verdadeira em sua boca (verso 43), alicerçada na salvação que Deus tem para lhe dar, e, em assim sucedendo, ele terá muito o que dizer aos oportunistas que querem aproveitar ensejos para maldosamente roubar-lhe a fé salvadora.

Não se dê crédito a esses profetas da desgraça, uma vez que podemos desenvolver um relacionamento de fé e amor junto ao Deus Vivo e Verdadeiro.

Afinal, em que está ancorada a sua segurança? Bens materiais são muito fugazes. Basta um vento, e estes desmoronam e se desfazem como castelos de areia à beira da praia.

Confiaremos em homens que nos fazem promessas? Pois maldito é o homem que confia em forças e capacidades humanas, depositando a sua fé em outro homem, e se afasta do Senhor. (Jeremias 17:5)

A firmeza do salmista está no Senhor, e o elo de ligação com Ele está aberto através da Sua Palavra (o salmista tinha ao seu alcance a Lei do Senhor, e a Suas palavras são verdades eternas. O tempo investido com a Sua Palavra só trará maior profundidade no conhecimento da vontade de Deus, àqueles que O buscam).

O salmista se apegou à Lei de Deus com tanto amor, que ele sente que isto só já lhe trará grande recompensa. Assim, o seu coração vai crendo e se aquietando, à medida em que medita nela.

A Palavra da Verdade então passa a ser-lhe um refrigério, uma aventura, suave e certeira, como uma doce recreação. Sua fé então o leva a alegrar-se e a louvar a Deus, apesar de suas lutas, pois é certo que estas passarão, e o fiel será o vencedor.

Tempestades à vista? Busque e desfrute desta abençoada recreação, e sentirá que o seu barquinho está seguro sob o comando do Grande Comandante, o Capitão do Céu.

Aprofundando-nos melhor sobre o sentido dessa Palavra da Verdade, podemos constatar que este termo passou a ser usado pela igreja primitiva, referindo-se a Cristo, o Logos de Deus. Senão vejamos Efésios 1:1-3; Tiago 1:18 e I Timóteo 4:6.

Palavra de Verdade! Como é valiosa, neste mundo onde vemos abundando aqui e ali palavras vãs, fúteis, nocivas, desprovidas do sentido espiritual que retrataria aquilo que é verdadeiro, duradouro, que não engana.

Sim, porque para início de conversa, o mais comum que se vê por aí são discursos embasados na efemeridade do mundo material. Pois veja: sob o aspecto temporal até o nosso corpo físico é uma mentira, porque, o que ele mostra hoje, ficará completamente diferente em um amanhã. Quando comparamos fotos de pessoas quando crianças, quando adultas e depois quando após setenta anos, temos a prova disto. Ou então, basta que olhemos para um espelho hoje, e perceber que, depois de algumas décadas, rugas aparecem, cabelos da cabeça caem e/ou embranquecem, o vigor da juventude vai gradativamente esmorecendo e o que resta nos últimos dias desta peregrinação sobre esta Terra?

A verdade não é assim. A verdade não muda, e permanece a mesma no decorrer do tempo. Céus e Terra passarão, mas a Palavra de Deus, não. Tudo mudará, mas as promessas do Senhor, não.

Por conseguinte, quem se fia nas coisas passageiras deste mundo, verá que, no fim, não terá a vida eterna, mas quem crê e coloca toda a sua confiança nas Palavras de Deus, verá e viverá com o Verdadeiro, e Eterno.

A oração do salmista é enfocada sobre as ricas promessas de Deus, que anima, fortalece, e o faz prevalecer sobre os seus inimigos (verso 42).

O salmista sabe que, em estando alicerçado sobre esta Palavra, a sua vida ficará livre de perigos que tanto cirandam cada ser humano neste mundo.

Vale sempre ressaltar que a Palavra de Deus é bem identificada com Jesus, o Cristo. João, o apóstolo, o chama de Palavra da Vida ( I João 1:1) e o Logos, o Verbo Divino (João 1:1).

Esse termo, o Logos, foi tomado do vocabulário grego, dos gentios, usado que foi para denotar uma resposta ou declaração divina, oráculo, a expressão da vontade de Deus; mas João acrescenta que esta expressão entrou em contato com homens assumindo a forma humana, mesmo sendo Ele o Criador, e encarnou a Palavra da Verdade, que veio a este mundo para dar à humanidade conhecer o grande presente do amor de Deus: o Seu próprio Filho, que se chamou Jesus!

Assim, pois, ao abrir a boca para proferir sermões, Jesus expressou a vontade e a mente de Deus para os homens. Conforme Ele curava enfermos, expulsava demônios, multiplicava pães e peixes, e ressuscitava mortos, demonstrava o poder que tem de transformar sobrenaturalmente a ordem das coisas de forma tal que, aqueles que O seguiram, receberam em primeira mão a notícia de que de fato Deus desceu do Céu, fez-Se Homem, a fim de comunicar-Se conosco, transformar e resgatar-nos da nossa maneira de viver, uma vez que esta se houve deteriorada.

Essas transformações que Jesus operou revelaram que Ele tem o poder, esse poder de Criador. A maior transformação porém é aquela que nos alcança, arrancando-nos das garras e cadeias do pecado, e nos gera de novo para sermos aquelas criaturas que transmitem a glória de Deus, que O refletem como aquilo que faz um espelho, e atestam que somos parte de Sua nova Criação. Atestam também que renascemos para podermos viver a vida que é eterna, na presença de Deus.

Assim nos eternizamos e escapamos da morte eterna.

Não são assim os ímpios, os que se perdem (Salmo 1:4,5), por estarem esperando eternizar esta vida terrena, porque a humanidade está enferma espiritualmente, e a cada dia vai morrendo, quer seja aos poucos, quer de uma vez.

Esperar que esta carne, tal e qual está, sobreviverá ao Juízo Final é uma estúpida utopia, que é desmentida pela sepultura.

Por mais este motivo temos que crer nas palavras de Deus, e mormente no Seu Logos. Palavra Viva de Deus que Se fez carne, habitou entre homens nesta Terra, e foi à cruz a fim de que os nossos pecados fossem expiados, porque Jesus substituiu-nos ao ser crucificado.

Hoje Jesus é ressurreto, pois não ficou na sepultura senão apenas por três dias, rompendo a morte, e fazendo-nos crer que os que nEle creem também receberão um corpo diferente, ressurreto, incorruptível, e eterno, à Sua semelhança.

Crer, portanto, é a condição sine qua non para podermos nos arrimar sobre a base, a Rocha Eterna, Jesus, o Cristo.

Quem crer e for batizado, será salvo, e quem não crer já está condenado, e tem a necessidade urgente de ser também gerado de novo.

À vista do que temos mostrado, resta-nos preencher o santo requisito de, uma vez arrependidos dos nossos pecados, busquemos a Jesus, o autor e fundador desta nossa fé.

Vamos a Jesus. Todos necessitam ter essa vida nova, que está disponível a todos os que crerem, e o melhor disso é que não importa que tenhamos sido muito ou pouco pecadores, todos necessitamos do perdão de Deus e de sermos contemplados com o dom da vida eterna, inseridos como cidadãos do Reino do Céu.

Não nos deixemos impressionar pelas nossas falhas, pela nossa incapacidade de vivermos uma vida santa, como aquela que Jesus viveu. Na verdade, ninguém poderia ser salvo por boas obras que fizer; as coisas más que admitimos em nosso proceder estragam tudo.

O que vale no final das contas é que o sangue de Jesus, o Verbo Divino, foi derramado por nós e para que sejamos transformados pelo Seu poder – não pelo nosso poder.

Ele ouve as nossas súplicas. Se não nos responde pela primeira vez que as lançamos, lancemos pela segunda, terceira, quarta, tantas vezes quantas necessárias forem. Façamos uso do Nome de Jesus. Certo é que a Sua resposta virá.

Bata à porta do Céu com insistência. Ele lhe ouvirá, conforme prometeu.

Tal e qual estamos, assim devemos nos apresentar a Ele, para sermos purificados, lavados, e santificados por Seu sangue, que é o nosso passaporte para o Céu que Ele oferece gratuitamente a todos nós.

Ele nos espera. Vamos lá. A Jesus, o Filho de Deus, nosso Salvador.


Comentarios desactivados en SALMOS – CXIX – (WAW) – SÚPLICA BEM SUCEDIDA

Sorry, comments are closed.

Asesorado por:
Asesoramiento Web

Comentarios recientes

    Archivos